Notícias
Hospital da Restinga realiza mais um mutirão de vasectomias nesta sexta
O Hospital da Restinga e Extremo-Sul, em Porto Alegre, promove, nesta sexta-feira (21), mais um mutirão de cirurgias urológicas, a partir das 9h. A equipe da instituição realizará 30 vasectomias e, na próxima semana, fará outros 30 procedimentos.
O bloco cirúrgico do Hospital foi inaugurado no último dia 11 e está apto a realizar operações de baixa e média complexidade (lipomas, hérnias, vasectomia, vesícula, apendicite, entre outras). São quatro salas que compõem o espaço, sendo três para cirurgias previamente agendadas (tanto pela Central de Regulação quanto pelas consultas realizadas no Ambulatório de Cirurgia Geral e Urologia) e uma disponível para a emergência.
Entre os equipamentos do local estão um Arco em C (ecógrafo móvel para realização de ecografia durante procedimentos cirúrgicos), duas torres para cirurgia laparoscópica e dois carrinhos de parada cardíaca. Conforme o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal’Molin, a expectativa é que sejam feitas, em média, 19 cirurgias por dia no bloco. Ele adianta que, para o final deste mês, está prevista a abertura dos dez leitos da UTI do Hospital e a realização de endoscopia digestiva.
A Associação Hospitalar Vila Nova assumiu, em 21 de agosto, a gestão da operação do Hospital Restinga e Extremo-Sul após vencer edital de chamada pública lançado pela Prefeitura da Capital. A partir daí, a instituição e o Executivo municipal firmaram Termo de Cooperação para o início da prestação de serviços, ampliando a capacidade e diminuindo o tempo de espera para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).