Hospital Restinga e Extremo-Sul

Voltar
Escola

Escola de Gestão em Saúde do Hospital Restinga e Extremo-Sul irá formar mais 21 técnicos em enfermagem

Após 18 meses de estudos, os 21 alunos da oitava turma do Curso Técnico em Enfermagem da Escola de Gestão do Hospital Restinga e Extremo-Sul irão se formar. A cerimônia será realizada no dia 16 de abril, às 17h, no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm, no 4º andar do Hospital Moinhos de Vento.

Vânia Dias de Guimarães, uma das formandas, deparou-se com o anúncio da seleção no jornal. Com o filho recém-nascido à época, lembra-se de ter comentado com o pai: “Essa é a minha última chance, senão vou procurar outro emprego qualquer”. Após realizar uma prova escrita, entrevistas coletiva e individual, ela conseguiu ingressar no curso. “Encarei como uma oportunidade única, tomei gosto pela coisa e hoje é o que eu quero fazer pro resto da minha vida”, comenta a moradora da Restinga, de 24 anos.

A Escola de Gestão em Saúde iniciou as atividades em 2009, com o objetivo de qualificar os moradores da Restinga e Extremo-Sul de Porto Alegre (Belém Novo, Chapéu do Sol, Lami, Ponta Grossa e Lageado) e para que também pudessem formar o quadro de colaboradores do Hospital. Para se inscrever, os interessados precisam comprovar que são residentes da região. Os selecionados recebem bolsa integral, transporte, material didático e uniforme gratuitos.
Mais de 950 alunos já foram capacitados neste período no Curso Técnico em Enfermagem e em outros cursos oferecidos pela Escola. Além da formação em técnico em enfermagem, outros cursos já foram oferecidos, como técnico em saúde bucal, auxiliar em saúde bucal, auxiliar de alimentação, camareira e cuidador. Atualmente, 51% dos profissionais de nível médio e técnico que atuam no Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES) são moradores da região.

Unindo desenvolvimento humano, prosperidade social e qualidade de vida, o HRES criou uma relação de proximidade com a comunidade. “Buscamos desenvolver um projeto sustentável que contribuísse para a sociedade, não só em termos de saúde pública, mas também para a qualificação profissional e geração de emprego”, destaca Luciano Hammes, Superintendente de Educação, Pesquisa e Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento.

Av. João Antonio da Silveira, 3330


3250.1411