Hospital Restinga e Extremo-Sul

Voltar
Notícias

Hospital Restinga e Extremo-Sul estuda implantar serviço de coleta de exames via drone

O Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES), de Porto Alegre, é pioneiro em um projeto que utilizará drones para a coleta de exames laboratoriais. A instituição, em parceria com a startup Speedbird Aero, estuda o desenvolvimento de testes ainda neste ano para diminuir o tempo de recolhimento dos materiais e resultados. Atualmente, o hospital realiza o processo a cada 2 horas, com a busca em unidades de saúde, por exemplo.

“Com o drone, podemos antecipar, em caso de urgência, ou postergar, diminuindo os custos para qualificar ainda mais a gestão. Além disso, o percurso será efetuado em menos tempo e com mais segurança, por não enfrentar o tráfego das vias públicas”, destaca o diretor-geral do HRES, Paulo Scolari. O drone utilizado pela Speedbird Aero, que foi a primeira a empreender a ideia do uso para entregas no Brasil, pode efetuar quatro viagens por hora, com carga de até 5 quilos. “Isso gerará economia considerável no modal de transporte”, ressalta Scolari.

Os testes dependem da homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e este será um serviço inédito na Capital gaúcha. O projeto-piloto terá como percurso o HRES e a Associação Hospitalar Vila Nova, localizada na Zona Sul de Porto Alegre.

Av. João Antonio da Silveira, 3330


3250.1411