Hospital Restinga e Extremo-Sul

Voltar
Notícias

Hospital da Restinga promove mutirão de vasectomias para inaugurar bloco cirúrgico

O Hospital da Restinga e Extremo-Sul, em Porto Alegre, inaugura, nesta terça-feira (11), o bloco cirúrgico da instituição, com a realização de um mutirão de 11 cirurgias urológicas, a partir das 8h. O primeiro procedimento será feito pelo presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, o médico Dirceu Dal’Molin, e os demais, pela equipe de cirurgia urológica. Amanhã, as cirurgias serão para pessoas que já consultaram e estavam cadastradas para serem operadas no Hospital Vila Nova.

“Prevemos a realização de 19 cirurgias, em média, por dia”, adianta Dal’Molin. O médico acrescenta que serão feitas, no local, operações de baixa e média complexidade (lipomas, hérnias, vasectomia, vesícula, apendicite, entre outras). São quatro salas que compõem o bloco, sendo três para cirurgias previamente agendadas (tanto pela Central de Regulação quanto pelas consultas realizadas no Ambulatório de Cirurgia Geral e Urologia) e uma que ficará disponível para a emergência.

Entre os equipamentos, o espaço conta com um Arco em C (ecógrafo móvel para realização de ecografia durante procedimentos cirúrgicos), duas torres para cirurgia laparoscópica e dois carrinhos de parada cardíaca. Nesta semana, iniciam-se também as consultas das especialidades no ambulatório (medicina interna, infectologia, traumatologia, cirurgia geral e urologia). E, para o mês de setembro, está prevista ainda a abertura dos dez leitos da UTI do Hospital e a realização de endoscopia digestiva.

A Associação Hospitalar Vila Nova assumiu, em 21 de agosto, a gestão da operação do Hospital Restinga e Extremo-Sul após vencer edital de chamada pública lançado pela Prefeitura da Capital. A partir daí, a instituição e o Executivo municipal firmaram Termo de Cooperação para o início da prestação de serviços, ampliando a capacidade e diminuindo o tempo de espera para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Novos serviços:
• Realização de cirurgias de baixa e média complexidade: lipomas, hérnias, vasectomia, vesícula, apendicite, entre outras.
• Agendamento e atendimento nos ambulatórios de medicina interna, infectologia, traumatologia, cirurgia geral e urologia.

O Hospital da Restinga e Extremo-Sul fica na Estrada João Antônio da Silveira, 3700, em Porto Alegre.

Av. João Antonio da Silveira, 3330


3250.1411