Hospital Restinga e Extremo-Sul

Voltar
Sem categoria

Primeira Clínica da Família da capital é inaugurada no Hospital Restinga

A Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com o Ministério da Saúde, Governo do Estado e o Hospital Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), entregou à cidade sua primeira Clínica da Família. O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (19), no Hospital da Restinga e Extremo-Sul.

A clínica opera com seis equipes (compostas por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários) e quatro grupos de saúde bucal, funcionando das 8h às 20h. Ao todo, 48 profissionais serão responsáveis pelo cuidado de 18 mil pessoas na região. A meta é atender todas as demandas agudas no mesmo dia, e as demais consultas, em até 72 horas.

Com 1.100m², o local oferece atendimento integral dentro de uma mesma unidade. O foco é fortalecer uma assistência humanizada e efetiva, possibilitando mais qualidade de vida aos moradores da região, através de um conhecimento amplo de cada usuário.

Ação transformadora na saúde

Superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini destacou que a clínica trará benefícios à população, sendo também exemplo de ação transformadora para Porto Alegre e para a região do Extremo-Sul. “De 80 a 85% dos problemas de saúde podem ser resolvidos pela atenção primária. É um círculo virtuoso que estimula a seguir em frente”, disse.

O secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, ressaltou que se trata da maior unidade de medicina da família da capital gaúcha. “É o nascimento de uma atenção primária de alta qualidade em Porto Alegre”, afirmou. Segundo Harzheim, a clínica é sistêmica e estrategicamente pensada, pois atenderá também moradores de comunidades como Pitinga e Macedônia. São previstos em trono de 300 atendimentos por dia.

Na cerimônia de inauguração, o prefeito Nelson Marchezan Jr. agradeceu a parceria com o Estado, Hospital Moinhos de Vento e União. “É o primeiro passo em direção às mudanças que todos queremos construir, que são serviços de qualidade ao cidadão”, salientou.

Secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis elogiou os avanços proporcionados com o novo espaço e citou conquistas como a abertura até as 22h dos postos de Saúde Modelo e São Carlos, além do aumento das vagas para atendimento hospitalar.

A Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes homenageia o médico que atuou por 36 anos com medicina de família e faleceu no ano passado. O evento reuniu familiares do médico, vereadores e lideranças comunitárias.

Novo formato

As Clínicas da Família são unidades básicas de grande porte, que acomodam de seis a quinze equipes completas de Saúde da Família – sempre com médico e enfermeiro. Oferecem uma carteira de serviços que inclui saúde bucal, exames de laboratório, raio-X e exames de telemedicina (espirometria e eletrocardiograma). Esse formato já opera em outras cidades do Brasil, no Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Sobre o Proadi-SUS

Criado em 2009 pelo Ministério da Saúde, o programa é viabilizado por meio de parceria entre hospitais de excelência, como o Hospital Moinhos de Vento (único da Região Sul do país) e as instituições públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). As instituições que possuem o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (Cebas-Saúde) aplicam um valor igual ao total de suas isenções tributárias em projetos para a melhoria do sistema público. São investidos recursos em estudos, capacitações, pesquisas e técnicas de gestão em serviços de saúde.

Até 2017, em todo o Brasil, foram executados em torno de 400 projetos, com aplicação de R$ 2 bilhões no SUS. Essa parceria tem trazido grandes benefícios para a população, oferecendo um atendimento de qualidade às comunidades mais vulneráveis.

O Hospital Restinga e Extremo-Sul surgiu da oportunidade de o Hospital Moinhos de Vento contribuir com o Sistema Único de Saúde, após identificar uma necessidade histórica da população da região Extremo-Sul de Porto Alegre. Dados da Secretaria Municipal da Saúde revelam que, na comparação entre 2013 e 2015, o número total de óbitos registrados no Distrito da Restinga e Extremo-Sul baixou de 568 para 504 – o que representa uma queda de 22,4%.

A Clínica da Família soma-se aos serviços oferecidos no local, como emergência, exames e consultas especializadas em medicina interna e infectologia.

Fotos: Cristine Rochol/PMPA

Vice-prefeito Gustavo Paim, Sec. SES/RS, João Gabardo dos Reis, Viviane Lopes, Viúva de José Mauro Ceratti Lopes, sup. executivo HMV, Mohamed Parrini, sup. Operações HMV, Tanira Torelly Pinto e coord. Clínica da Família Enf. Luiz Eduardo (esq. para dir.)

 

Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes/Restinga.

Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes/Restinga.

Av. João Antonio da Silveira, 3330


3250.1411