Hospital Restinga e Extremo-Sul

Voltar
Sem categoria

Hospital Restinga e Extremo-Sul é destaque em publicação internacional

O Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES) é um dos destaques da revista norueguesa IFHE Digest 2017, uma publicação da Federação Internacional de Engenharia Hospitalar, que tem como objetivo incentivar e facilitar o intercâmbio de informações e experiências no campo da concepção, construção, engenharia, manutenção e administração de hospitais e serviços de saúde.

O periódico que apresenta anualmente os melhores cases do mundo na área hospitalar ratifica que o projeto arquitetônico da instituição, administrada pelo Hospital Moinhos de Vento, foi desenvolvido “obedecendo duas premissas fundamentais: sustentabilidade e funcionalidade”.

O cuidado com o meio ambiente, o uso eficiente de água e luz e a preocupação com a inclusão social foram alguns dos aspectos do projeto destacados pela revista. O case do HRES foi apresentado em outubro durante o 27º Congresso Latino-americano de Arquitetura e Engenharia Hospitalar, em Buenos Aires (Argentina). Na ocasião, o Hospital Moinhos de Vento foi representado pelo gerente de infraestrutura, Carlos Emílio Stigler Marczyk, e pelo arquiteto Paulo Cassiano.

Desenvolvido através de um convênio entre os setores público e privado, o Hospital Restinga e Extremo-Sul tem sua operação financiada pelo Governo Federal, Governo do Rio Grande do Sul e pelo próprio Moinhos de Vento, por meio de isenções fiscais.

O projeto arquitetônico do Hospital foi implantado entre duas áreas de preservação natural, de forma a proporcionar a interação ideal entre a topografia do terreno e sua edificação. A solução permitiu a construção de um espaço horizontalizado, com três pavimentos, aproveitando os desníveis naturais do terreno.

A revista está disponível para leitura neste link.

Av. João Antonio da Silveira, 3330


3250.1411