Hospital Restinga e Extremo-Sul

Voltar
Sem categoria

Saúde na palma da mão

O inverno está chegando e junto com a queda da temperatura observa-se um aumento no número de infecções respiratórias. Junto com isso volta a preocupação com as formas mais graves de gripe, como a Influenza A H1N1. Para que possamos evitar uma nova epidemia como as que já aconteceram em anos anteriores, a principal arma disponível é a informação.

A gripe é uma doença que se manifesta com febre alta, de início súbito, acompanhada de dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, tosse, coriza e espirros. Algumas pessoas podem apresentar também sintomas gastrointestinais associados. Costuma durar uma semana, com melhora espontânea na grande maioria dos casos, sem necessidade de medicação além daquelas para aliviar os sintomas.

Então se melhora sozinho na maioria dos casos, por que a preocupação? O problema é que a gripe, principalmente alguns tipos mais agressivos (o H1N1, por exemplo), pode causar doença grave em pessoas suscetíveis, os chamados grupos de risco. Os pacientes gripados que estão em risco de desenvolverem formas graves da doença são as mulheres grávidas e até duas semanas após o parto, os idosos, as crianças menores de dois anos, a população indígena e os portadores de doenças crônicas.

Essas pessoas, além de grupos que estão altamente expostos ao vírus como profissionais da saúde ou apenados, devem fazer a vacina para a gripe na campanha que se inicia. Também é importante que pessoas que apresentem esses fatores de risco procurem atendimento médico para iniciar tratamento com o antiviral, caso apresentem sintomas gripais. Aqueles que não possuem fatores de risco ou sinais de agravamento da doença podem fazer o tratamento em casa, com repouso, hidratação e medicações para controle dos sintomas, como analgésicos e antitérmicos.

O vírus da gripe não é transmitido pelo ar em situações naturais. Ele é transmitido por gotículas de saliva ou secreção respiratória que depositamos no ambiente ao nosso redor, através da tosse e dos espirros. Ao tocar numa superfície contaminada e colocar a mão sobre a face, na boca ou nos olhos por exemplo, acabamos nos infectando. Já que sabemos como ela é transmitida, também sabemos como ela pode ser evitada.

Se estiver com sintomas de gripe, evite locais públicos ou contato com familiares e amigos que pertencem aos grupos de risco. Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável e jogue no lixo. Se não for possível, evite fazê-lo sobre as mãos, que são o principal veículo de transmissão, use o antebraço e lave-as bem. A higiene das mãos, através do uso de água e sabão ou álcool gel, é uma medida simples e eficaz para evitarmos a transmissão da gripe, além de inúmeras outras doenças. Agora que já sabemos tudo isso, vamos juntos ajudar a evitar a gripe?

GRIPE

Av. João Antonio da Silveira, 3330


3250.1411