Hospital Restinga e Extremo-Sul

Voltar
Notícias

Farmácia do Hospital Restinga e Extremo-Sul preza pela qualidade e segurança no atendimento aos pacientes

FARMACIA2 (1)O Hospital Restinga e Extremo Sul conta com os serviços de uma Farmácia Central para atendimento dos pacientes internados e uma Farmácia Satélite para pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que necessitam de medicamentos durante a avaliação. A equipe, formada por seis farmacêuticos e outros 21 colaboradores, atua conforme um rígido sistema de segurança hospitalar e atende demandas assistenciais 24 horas, todos os dias da semana.

O sistema de atendimento é feito via prescrição eletrônica, o que otimiza o processo e garante o rastreamento de todos os medicamentos. Cada comprimido, cápsula, ampola, ou qualquer material médico-hospitalar fornecido aos médicos e pacientes carrega consigo um código unitário. Nele estão contidas as informações do produto, como lote e validade.

“Todos os procedimentos estão de acordo com as normas do Programa Nacional de Segurança do Paciente (instituído em abril de 2013 pelo Ministério da Saúde), para o monitoramento e prevenção de danos na assistência à saúde. O protocolo garante o rigor no controle dos medicamentos. Tudo conduzido de maneira responsável para atender os nossos pacientes”, explica a supervisora da Farmácia do HRES, Suhélen Caon.

Junto à Rede Sentinela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), via Hospital Moinhos de Vento, a Farmácia do Hospital Restinga e Extremo-Sul realiza um levantamento de dados para análise da qualidade dos produtos após a comercialização.

As ações de Assistência Farmacêutica incluem a validação de medicamento próprio, apoio técnico científico à equipe assistencial e médica, orientações para o uso racional de antimicrobianos, desenvolvimento de fluxos e ações informativas para o correto uso dos medicamentos no período pós-alta.

A Farmácia tem participação ativa no comitê responsável pela área no Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa), e atua também no desenvolvimento de estágios e trabalhos científicos.

Av. João Antonio da Silveira, 3330


3250.1411