Hospital Restinga e Extremo-Sul

Voltar
Comunidade Hospital Notícias

SUSTENTABILIDADE: Hospital Restinga e Extremo-Sul recebe prêmio

O case “Hospital Restinga e Extremo-Sul – a atuação do Hospital Moinhos de Vento envolvendo a comunidade e transformando a vida da população da Restinga” conquistou prêmio na categoria Sustentabilidade do Top de Marketing ADVB/RS 2014. O projeto se destacou no tripé desenvolvimento de pessoas, prosperidade social e respeito ao planeta, requisitos avaliados pelo júri. Os vencedores serão homenageados em cerimônia que acontece no dia 27 de novembro.

Sobre o Hospital Restinga e Extremo-Sul
O Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES), inaugurado em 1° de julho deste ano, integra o projeto de criação de um Sistema Regional de Saúde para o atendimento da população do extremo-sul de Porto Alegre, que abrange os bairros Restinga, Lami, Lageado, Belém Novo, Ponta Grossa e Chapéu do Sol.

O Hospital mudou o cenário da saúde na região. Pacientes que levariam até uma hora em deslocamento para outros hospitais da cidade encontram, na vizinhança, um centro hospitalar que dispõe de pronto atendimento 24h para adultos e crianças e internação, apoiados por estrutura de exames de diagnóstico. “Em nossa história, surge a oportunidade de um grande projeto em Sustentabilidade. Um projeto que contribuísse para a sociedade, não só em termos de saúde pública, mas também para a qualificação de mão de obra e geração de emprego”, destaca o Dr. Luciano Hammes, Superintendente de Educação, Pesquisa e Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento.

O vínculo do Hospital Moinhos de Vento com os moradores do extremo-sul de Porto Alegre iniciou em 2004, quando a instituição assumiu a gestão de um Pronto-Atendimento na região. Já a partir de 2010 iniciaram as operações das Unidades de Saúde da Família Paulo Viaro, Chapéu do Sol e Núcleo Esperança. Com as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades de Estratégia Saúde da Família, faltava um hospital para completar o Sistema Regional de Saúde. O Complexo Hospitalar Restinga e Extremo-Sul veio preencher esta lacuna.

Segundo o secretário municipal de saúde, Carlos Henrique Casartelli, o objetivo para que fosse iniciada a construção do Hospital, em 2010, foi mudar uma realidade preocupante, indicadores de mortalidade infantil e doenças infectocontagiosas muito acima da média registrada em outras regiões da capital. “É um hospital modelo no Sistema Único de Saúde, referência de concepção moderna, fruto de uma parceria entre o Hospital Moinhos de Vento,  Secretaria Municipal de Saúde,  Secretaria Estadual de Saúde e  Ministério da Saúde. Além disso, há todo um caráter de sustentabilidade e vínculo social”, destaca Casartelli.

O Complexo Hospitalar Restinga e Extremo-Sul engloba cinco grandes unidades: Unidade de Pronto Atendimento, Unidade de Diagnóstico, Centro de Especialidades, Hospital e Escola de Gestão em Saúde. A Unidade de Pronto Atendimento do Hospital Restinga e Extremo-Sul funciona 24 horas por dia e atende pacientes adultos e pediátricos. Além da Emergência estão disponíveis 62 leitos de internação e exames como: tomografia, Raio X, ecografia e laboratoriais. As demais unidades entrarão em funcionamento a partir de 2015.

Na próxima fase de operação do Hospital, prevista para 2015, a estrutura contará também com uma Unidade de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico (com unidade de cuidados intermediários para o recém-nascido), Serviço de Reabilitação e Unidades de Internação adulta e pediátrica e com uma Unidade de Terapia Intensiva.

Capacitação
Atualmente, 51% dos profissionais de nível médio e técnico que atuam na instituição são moradores da própria Restinga e de bairros do Extremo-Sul como Belém Novo, Chapéu do Sol, Lami, Ponta Grossa e Lageado.
Isto é possível pela existência de uma Escola junto ao projeto do hospital: a Escola de Gestão em Saúde, núcleo de educação, pesquisa e gestão do Sistema de Saúde Restinga e Extremo-Sul. Uma das missões da Escola de Gestão é qualificar a mão de obra local e formar profissionais para atuação no Hospital.

Nos últimos cinco anos, a Escola de Gestão em Saúde, que funciona temporariamente no Hospital Moinhos de Vento e estará na Restinga em 2015, formou seis turmas de técnicos em enfermagem. Cerca de 90% dos formados foram absorvidos para trabalhar na instituição. A sétima e a oitava turma estão em andamento, com previsão de formatura para novembro deste ano e abril de 2015, respectivamente.

Os cursos são totalmente gratuitos, sob forma de bolsas de estudo e os alunos recebem vale transporte e uniforme sem custo. Já foram ofertadas turmas para formação técnica em enfermagem, técnica em saúde bucal, auxiliar em saúde bucal, auxiliar de alimentação, camareira, e cuidador. Desde a abertura, a Escola de Gestão em Saúde já formou 811 alunos.

MEDICACAO_PED

Prosperidade social: moradores da Restinga e Extremo-Sul não precisam mais se deslocar ao centro da cidade para ter acesso a estrutura hospitalar

ASSISTENCIA_PED

Geração de Empregos: mais de 800 moradores da região foram capacitados e formados na Escola de Gestão em Saúde. Muitos deles trabalham no Hospital Restinga e Extremo-Sul

Av. João Antonio da Silveira, 3330


3250.1411