Hospital Restinga e Extremo-Sul

Voltar
Hospital

Voluntárias acolhem e orientam pacientes na Unidade de Pronto Atendimento

Um grupo formado por cinco voluntárias e muita simpatia ocupa a recepção da Unidade de Pronto Atendimento do Hospital Restinga e Extremo-Sul desde início de agosto. Elas não são médicas, nem enfermeiras, mas têm também o papel de cuidar dos pacientes. A acolhida com atenção e zelo, orientação de triagem e sobre a melhor forma de buscar atendimento é a missão das cinco mulheres, moradoras da região.

Elas formam a primeira turma de voluntárias do Hospital Restinga e Extremo-Sul. O objetivo é conscientizar os pacientes para uso adequado da emergência, priorizando o atendimento de pacientes com classificação de risco mais grave, evitando superlotações ou um aumento no tempo de espera para casos avaliados com menor gravidade. Assim, alguns pacientes são orientados a buscar atendimento na rede de postos de saúde, que integram o Sistema Regional de Saúde da Restinga e Extremo-Sul.

Nesta primeira fase do Hospital, estão funcionando a Unidade de Pronto Atendimento, leitos de observação e, parcialmente, leitos de internação. Exames de diagnóstico por imagem para pacientes internados e da emergência, como o Raio-X e a Tomografia também estão em funcionamento. A abertura de novos leitos e início de operação dos demais serviços se dará de forma gradual, conforme a contratação e treinamento de novas equipes.

Av. João Antonio da Silveira, 3330


3250.1411